1.º Ciclo na Infancoop

1.º Ciclo na Infancoop

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Alimentação Saudável


A hora de almoço, por vezes, consegue ter momentos delicados, tanto pelo comportamento dos alunos como pelas suas preferências alimentares, que tendem a ser muito limitadas, passando invariavelmente pelas batatas fritas, muita carne e pouco mais. Na tentativa de melhorar o comportamento dos alunos no refeitório a equipa do A.T.L. elaborou uma tabela de registo do comportamento e para incentivar os alunos a ter uma alimentação mais equilibrada estão a ser desenvolvidas algumas iniciativas, uma delas é a de que vos falo, em que a responsável pela cozinha da INFANCOOP, a Cândida, foi entrevistada pelos alunos do 1.º Ciclo.

Os alunos reuniram-se no A.T.L. e não hesitaram em colocar as perguntas que tinham preparado: Que quantidade de comida prepara diariamente? Porque tem que usar uma farda branca? Porque é que a salada acompanha muitas vezes as refeições? Porque não se faz mais vezes piza e lasanha? Quais os temperos mais utilizados? Porque é que o lanche é quase sempre igual?


A Cândida e a equipa do A.T.L. responderam a todas as questões dos alunos e tentámos motivá-los a experimentar todos os alimentos e a comer de tudo um pouco.


No final, a Cândida surpreendeu-nos com a proposta de planearmos uma ementa saudável e até podemos ir à cozinha ajudar a confeccionar essa refeição! Mas para isso os alunos têm que fazer o esforço de melhorar o comportamento e de comer melhor! Em breve espero contar-vos como foi. Boas refeições!

Sónia Silva- Responsável pelo ATL



3 comentários:

Mónica Batista disse...

Parabéns pela iniciativa! Obrigado Cândida pelo contributo! E agora vamos lá todos comer bem e portar ainda melhorar no refeitório!!

Cândida disse...

Não tem de agradecer Mónica, faço tudo isso de boa vontade :)
É importante que as crianças percebam que têm de ter uma alimentação saudável e não comerem só o que lhes apetece.
E vai ver que eles se vão começar a portar melhor no refeitório! Hoje até já se ouviu comentários que tinham comido os legumes todos em casa :)

Beijinhos para todos.

Débora Barroqueiro disse...

EXCELENTE INICIATIVA!