1.º Ciclo na Infancoop

1.º Ciclo na Infancoop

terça-feira, 24 de abril de 2012

O nosso maior Tesouro

No dia 24 de abril, a mãe da Adriana veio à nossa sala para nos contar uma história sobre o 25 de abril, “ Tesouro”, de Manuel António Pina.
Há muito tempo as pessoas não tinham liberdade, não podiam beber coca-cola, as raparigas não podiam usar calças, os meninos não frequentavam a mesma escola das meninas (estavam separados) e os homens eram obrigados a ir para a guerra.
A polícia chamava-se PIDE, Polícia Internacional e de Defesa do Estado, e havia censura, ou seja, eram proibidos alguns livros, filmes e textos. Era conhecida por Lápis Azul.
A revolução de 1974 teve início no MFA (Movimento das Forças Armadas) e foi liderado pelo capitão Salgueiro Maia.
Havia duas senhas de rádio. Assim, na noite de 24 de abril, às 22 h 55 min. ouviu-se “E Depois do Adeus”, do cantor Paulo de Carvalho. Depois, pelas 24h20min. Ouviu-se “Grândola Vila Morena”, de José Afonso (Zeca).
Mais tarde, pelas 4h20 min. houve um comunicado e o povo saiu à rua para apoiar os militares. Em vez de balas tinham cravos nas espingardas.
O nosso maior tesouro é a liberdade.

Beijinhos dos Jasmins







2 comentários:

Mónica Batista disse...

Adorei esta apresentação pela participação dos pequenos JASMINS. Espero ter contribuído para o estudo da história de Portugal e para a vontade de garantir a LIBERDADE a todos.

Débora Barroqueiro disse...

Eu e os alunos do 3.º ano, queremos agradecer à Mónica por também ter ido à nossa sala fazer esta apresentação.
Gostámos muito!
Um beijinho Mónica.