1.º Ciclo na Infancoop

1.º Ciclo na Infancoop

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Exumar o ADN de uma banana


Somos uns alunos cheios de sorte… Durante a realização de um projeto sobre as profissões quisemos saber mais sobre a profissão de Cientista e, recebemos a visita do tio da Rita que é mesmo cientista.


Trouxe-nos uma experiência muito engraçada – exumar o ADN de uma banana.

Mas antes disso, ainda havia alguns conteúdos a aprender… O que é um ser vivo? Será que tudo o que nos rodeia são seres vivos? Quais são os materiais que os cientistas utilizam?

Começámos por perceber que os serves vivos são todos aqueles que nascem, crescem, reproduzem-se e morrem. Assim conseguimos identificar alguns seres vivos: o cão, o gato, as pessoas…

Mas o tio da Rita colocou-nos uma questão que nos deixou a pensar? "Uma banana é um ser vivo?” Respondemos rapidamente que não. Mas acabámos por descobrir que sim pois a banana nasce da bananeira, que cresce, dá origem a outros frutos e acaba por morrer.
Aprendemos que só os seres vivos têm ADN e por isso, uma pedra não tem ADN.
Para a experiência, começámos por esmagar bem um pouco de banana e misturámos com líquido da loiça. Retirámos um pouco daquela mistura para um outro recipiente e misturámos álcool. Depois de abanar um pouco, começámos a ver o ADN da banana a formar-se.






Foi a nossa primeira experiência e gostámos muito. Se quiserem saber estas e outras experiências visitem o site http://www.centrocienciajunior.com/

1 comentário:

Joana Domingos disse...

Bem, além de estarem crescidos, já fazem experiências dificeis!!

E são mesmo uns meninos de sorte, com todas estas apresentações interessantes que têm tido.

Beijoca