1.º Ciclo na Infancoop

1.º Ciclo na Infancoop

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Projeto Apresentações - 2.º ano


Ser Veterinária

             No dia 21 de fevereiro de 2013, a tia da Carolina, que se chama Helena veio à sala das Gardénias, apresentar a sua profissão.

       A tia Helena é veterinária de campo, ou seja, ela trata de animais domésticos e também de animais de grande porte, que são os animais das quintas. Como por exemplo, as vacas, os touros, os cavalos e as ovelhas.
 
 
       No seu trabalho a tia Helena tem de vacinar os animais, fazer análises e desparazitá-los. Ela também ajuda os animais a nascer e mostrou-nos algumas imagens de potros e vitelos com poucos dias de vida.   No seu trabalho também faz cirurgias a estes animais.

       Ficámos a conhecer o equipamento de trabalho de uma veterinária, que veste um fato de macaco, calça botas de borracha e usa óculos de proteção e luvas. O estetoscópio para os animais é muito maior do que o das pessoas. O seu trabalho é ao ar livre, no campo, onde quer que os animais estejam. Começa a trabalhar logo de manhã e só acaba ao fim do dia.
 
 

  
       A tia Helena trouxe algumas pontas de cornos para nós vermos, conseguimos ver a idade de um bovino através dos seus cornos e ficámos a saber que as pontas dos cornos podem servir para fazer botões de casacos, como os das canadianas.
 
 

 
       Gostámos muito desta apresentação porque a tia Helena explicou tudo muito bem, é muito simpática e fez-nos lembrar de animais que já tivemos.
 
       Queremos agradecer à tia da Carolina e gostávamos que ela voltasse.
 
Texto escrito pelos alunos do 2.º ano

Sem comentários: