1.º Ciclo na Infancoop

1.º Ciclo na Infancoop

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Atividade desportiva


No âmbito da Expressão e Educação Físico-Motora, no dia 19 de setembro, no período da manhã, o 1.º Ciclo recebeu a visita de professores do Caldas Rugby Clube. Assim, foi feita uma breve apresentação desta modalidade. Posteriormente, ficou agendado uma sessão para que os alunos pudessem experimentar jogar Tag Rugby. Esta sessão decorreu no dia 4 de junho, na qual participaram os alunos do 3.º e 4.º anos. Estas turmas deslocaram-se ao campo de Rugby de Caldas da Rainha. Assim, durante essa manhã, conhecemos as regras do Tag Rugby, fizemos o aquecimento (preparação), jogos de estafetas e vários jogos de Tag Rugby.

O que é o Tag Rugby?
O Tag Rugby é um jogo de iniciação ao Rugby, fácil de jogar, divertido e seguro. Pode ser praticado por equipas mistas, mesmo em espaços reduzidos. No Tag Rugby estão presentes as ações fundamentais do jogo de rugby como a corrida com a bola, a finta, o passe e o ensaio.

Por razões de segurança e de progressão na aprendizagem do jogo de rugby, o gesto técnico da placagem é substituído pelo “Tag”, ação de retirar a fita à pessoa que tem a bola.

O que aprendemos com o jogo Tag Rugby?
Nós percebemos que o objetivo do jogo é marcar ensaio, ou seja, ultrapassar a linha de ensaio adversária com a bola nas mãos. O ensaio vale um ponto. O cinto Tag é um um cinto com duas fitas (tags) com velcro. Que devem ser colocadas uma de cada lado do cinto. O Tag Rugby pode ser jogado por equipas de 5 a 7 jogadores. Também aprendemos que o rugby é um desporto que, para além da alegria e prazer que dá a quem o pratica, favorece o desenvolvimento de valores educativos e sociais importantes, como a solidariedade, a disciplina, o rigor, o espírito de equipa, facilitando a inclusão e a realização pessoal. A bola de rugby é de formato oval, de couro ou de material sintético apropriado. Ela pode ser tratada de modo a torná-la resistente à água e facilitar a aderência.

Nós adorámos esta manhã desportiva!
Os Jasmins (3.º ano)



Sem comentários: