1.º Ciclo na Infancoop

1.º Ciclo na Infancoop

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Semana dos Projetos


O Modelo pedagógico adotado na Infancoop é o Movimento da Escola Moderna (MEM). Assim, dinamizou-se nesta instituição, pelos alunos do 1.º Ciclo, a “Semana de Projetos”, entre os dias 11 a 14 de junho, no período da tarde.
Ao longo dessa semana, os alunos dos 1.º, 2,º 3.º e 4.º anos apresentaram às famílias e comunidade escolar alguns dos trabalhos de projeto que foram realizados no presente ano letivo.
As crianças, ao realizar este tipo de trabalho, revelam uma motivação intrínseca fundamental para a sua concretização com sucesso. Para os alunos, os trabalhos de grupo são importantes uma vez que quando “se trabalha em equipa aprendemos mais coisas sobre os projetos, porque cada um sabe um pouco sobre o tema e ao juntarmos a informação construímos conhecimentos” (Madalena e Inês, 4.ºano).
Há uma metodologia de organização subjacente ao trabalho de projeto, que passa por várias etapas, tais como a definição do tema e dos meios de pesquisa, seleção da informação, produção escrita, organização da informação, preparação e comunicação do trabalho. Todo este processo desenvolve o trabalho em equipa, promovendo nos alunos espírito de equipa, capacidade de diálogo, de formulação de questões, criatividade e partilha de saberes. Os alunos de 4.º ano acham que “a comunicação dos trabalhos de projeto os torna mais preparados para falar com o público” e para os alunos de 2.º ano “é importante trabalhar em grupo para quando formos maiores sabermos fazer os trabalhos, porque nessa altura já não vamos ter a ajuda da professora”.
Os alunos do 3.º ano sentem-se nervosos ao apresentar o trabalho, mas, por outro lado, sentem-se felizes e confiantes.
Esta visão pedagógica pretende preparar as crianças para os desafios académicos, profissionais e sociais do futuro, desenvolvendo nelas a assertividade, a autoestima, a autonomia e a confiança. Para Vigotsky (1977), as aprendizagens adquiridas com as apresentações dos trabalhos, promovem a interação comunicativa, fazendo avançar o desenvolvimento psicológico e social dos alunos.
Os alunos da turma de 1.º ano começaram agora a fazer os primeiros Trabalhos de Projeto e acham que “Fazer trabalhos de projeto é uma boa forma de trabalhar e de aprender. Nós fazemos perguntas sobre um tema, fazemos a pesquisa e no trabalho respondemos às perguntas. No tempo de projeto por vezes temos dúvidas, mas perguntamos à professora e ficamos a saber. Às vezes fazemos algum barulho, mas estamos a melhorar. Achamos que as apresentações da Semana dos Projetos correram bem porque treinámos muito.”
 A turma finalista, que ao longo do seu percurso no 1.º Ciclo da Infancoop, tem realizado muitos trabalhos de projeto considera que “Estes trabalhos torna os alunos mais unidos, mais amigos e mais criativos. Aprendemos a pesquisar na internet, nos livros e enciclopédias e assim aprendemos mais. As apresentações dos trabalhos torna-nos mais preparados para falar em público.”
Os comentários dos pais foram bastante positivos. O pai da Margarida e do Gonçalo Sequeira que foi um dos pais mais assíduos das apresentações refere que “A semana de apresentação aos pais dos projetos do 1º ciclo foi, para mim, uma semana inesquecível. Na 2ª feira, quando os meus filhos me pediram para assistir com eles ao primeiro dia de apresentações dos projetos (o deles era só no último dia - 6ª feira) aceitei de imediato. Ao fim da primeira apresentação fiquei logo cativado, pois o ambiente era fantástico: alunos dos quatro anos em perfeita sintonia, a apresentação muito bem preparada e, no final, surpresa das surpresas, os alunos que assistiam davam as suas opiniões e comentários aos colegas que tinham apresentado! Resultado: acabei por ir todos os dias assistir às apresentações dos projetos. Aprendi muito, relembrei muitas coisas que já não me recordava e, acima de tudo, senti grande admiração pela forma como todas as crianças apresentaram os seus projetos. E, claro, pelo excelente trabalho que os professores do 1º ciclo efetuaram, para as crianças conseguirem chegar a este momento. O 1º ciclo está de parabéns!”
Queremos agradecer a todos os pais e amigos que assistiram às apresentações e esperamos que para o próximo ano letivo seja possível repetir esta experiência!
 A equipa dos professores da Infancoop











 
 
 

Sem comentários: