1.º Ciclo na Infancoop

1.º Ciclo na Infancoop

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Visita de Estudo - Percurso histórico 3.º e 4.º ano


 
           No dia 11 de outubro de 2013, as turmas do 3.º e 4.º anos realizaram uma visita de estudo. Esta pretendia abordar aspetos sobre a história, concretamente o Mosteiro da Batalha.

No período da manhã, visitamos o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB), situado perto do Mosteiro da Batalha. O referido museu foi construído há dois anos e tem como objetivo ser um “museu de todos e para todos”. Essa expressão significa que o museu está dotado de equipamento para as diferenças de cada pessoa (cegos, surdos…).

 

O MCCB permite conhecer os primeiros seres humanos que existiram no território que é hoje a Batalha, bem como perceber a construção do Mosteiro da Batalha. Houve uma visita guiada ao museu e, em seguida, uma atividade diferente para cada uma das turmas.

O 4.º ano fez um peddy-paper, intitulado “Os Segredos de um Mosteiro”. Assim, ficámos a saber que o Mosteiro da Batalha é chamado oficialmente por Mosteiro de Santa Maria da Vitória e foi mandado construir por D. João I. Para comemorar a vitória nessa importante batalha, o rei D. João I mandou construir um importante monumento e também para agradecer à virgem Maria, a quem pediu proteção. Também ficámos a saber que o mosteiro tem o maior teto do mundo, ou seja, o céu, visto que as capelas imperfeitas não têm teto. Destaca-se o estilo Gótico no mosteiro da Batalha.
 
 

O 3.º ano fez a atividade “Oleiros da pré-história: Artes do Barro”. Esta atividade permitiu dar a conhecer a forma como se moldava o barro. Os alunos ficaram a conhecer a importância deste recurso e a forma como tem vindo a ser utilizado ao longo dos tempos. Para terminar, os alunos decoraram uma pequena taça.
 
 

No CIBA (Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota), ficámos a conhecer o local onde se passou esta importante batalha.

As duas turmas tiveram a possibilidade de ver um filme que explicava os acontecimentos que levaram a este conflito e também mostrou o desenrolar da batalha. A sala onde vimos o filme tinha um cenário que representava o campo de batalha. Tinha o terreno com fossos, com “covas do lobo”, com a técnica do quadrado, com soldados no chão e também havia muitas flechas.
 

 

Aprendemos que a Batalha de Aljubarrota foi muito importante para a independência de Portugal.

Depois de ver o filme, a turma de 4.º ano fez uma atividade teatral. Em que imaginaram que eram personagens históricas com destaque nesta batalha.

A turma de 3.º ano realizou um jogo onde tinha de aplicar os conhecimentos adquiridos neste museu.
 

 

Ambas as turmas tiveram oportunidade de ver alguns vestígios arqueológicos encontrados.

Uma das partes mais emocionantes desta visita foi quando pegámos em alguns equipamentos de combate. Havia escudos, espadas e capacetes verdadeiros!
 
 
 
 
 


 
 
 

Gostámos muito desta visita!

 
Texto escrito pelos alunos do 3.º e 4.º ano

 

2 comentários:

Tomás S. disse...

Gostei muito do texto e das imagens.Foi uma visita muito gira.
Tomás S.

Cristina Dias disse...

Foi uma excelente escolha para esta viagem de estudo, eles aprenderam imenso!! O Pedro ficou lindo agarrado à sua besta!!
Obrigada
Cristina