1.º Ciclo na Infancoop

1.º Ciclo na Infancoop

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Dia Mundial da Alimentação - 4.º ano







O dia 16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação, para o comemorarmos na sala das Gardénias trabalhámos a história “A Sopa Verde”.


Ao almoço tivemos a companhia da nossa professora que almoçou connosco. A equipa da cozinha tinha um menu bastante saudável, como é habitual. Tínhamos sopa juliana, salmão com legumes e uma divertida e saborosa gelatina.


Em Estudo do Meio explorámos a Roda dos Alimentos e criámos a receita de uma sopa. Partilhamos aqui a receita convosco para quem quiser a poder confecionar.
Bom apetite!




          Ingredientes:
        Batata                                       azeite
        Curgete                                    massa
        Cenoura                                     ovo
        Abóbora                                    uma fatia de pão
       Alho francês                              água e sal q.b.
 
        Preparação:

         Comece por descascar os ingredientes e coloque-os num alguidar com água.

         Coloque um pouco de azeite num tacho e adicione a cebola picada, deixe refugar ligeiramente. Pouco depois adicione o alho francês cortado às rodelas. Junte os restantes legumes cortados em pedaços de tamanho semelhante. Adicione água, até cobrir todos os ingredientes e, um pouco de sal. Esta água pode ser aquecida previamente. Deixe ferver até os legumes estarem cozinhados.

         Entretanto, coloque o ovo a cozer. Ferva água e deixe o ovo cozinhar cerca de 5-6 minutos. Após este tempo o ovo estará cozinhado e pode retirá-lo do lume. Coloque-o num pouco de água fria, descasque-o e pode picá-lo ou cortar em rodelas.

         Verifique a sopa. Quando os legumes já estiverem cozinhados pode triturá-los. Volte a colocar a sopa ao lume e adicione um pouco de massa (tipo pevide ou massinha de letras). Deixe cozer até estar cozinhada.

Verifique os temperos. Adicione um pouco de azeite. A sopa está pronta a servir!

         Sirva a sopa quentinha, com um pouco de ovo picado e pode acompanhar com uma fatia de pão.





Sem comentários: