1.º Ciclo na Infancoop

1.º Ciclo na Infancoop

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Projeto Apresentações - 3.º ano


Na semana passada, a mãe do Gil veio continuar a sensibilizar a turma para valores muito importantes da nossa sociedade.


Começou por nos mostrar um vídeo que tinha um ator caído no chão. Este ator estava vestido com roupas velhas e sujas. Quando as pessoas passavam por ele, ninguém o queria ajudar.

Depois, vimos outro filme em que o mesmo ator, mas bem vestido, ficou caído no chão e as pessoas já se preocuparam.
 



 

O que será que estava a acontecer ali? Será que a pessoa mal vestida merecia menos respeito do que a bem vestida?

Vimos ainda um outro filme de um senhor que participou no concurso e o júri, antes de perceber as suas qualidades, duvidou dele devido à sua aparência. Assim que o ouviu cantar, ficou deslumbrado com as suas capacidades.

Uma vez mais, estariam as pessoas a agir corretamente por julgar pela aparência?

NÃO! Chegámos a essa conclusão com a ajuda da mãe do Gil. Apesar de sermos todos diferentes (cor da pele, posses, aspeto físico…) merecemos o mesmo respeito e não devemos discriminar. Ficámos aina a conhecer a vencedora do Prémio Nobel da Paz – Malala. Esta jovem Paquistanesa revoltou-se por não a deixarem estudar e seguiu os seus ideais contra tudo e contra todos. Apesar de ter sofrido bastante, continua a acreditar que se deve lutar pelos sonhos e que os direitos são iguais para todos, independentemente da cor, sexo, religião…

Foi uma apresentação muito importante pois vem dar seguimento ao que a nossa professora trabalha connosco em sala de aula: que nos devemos respeitar e aprender com as diferenças que temos uns dos outros.

 
 

2 comentários:

Carla, mãe do Gil disse...

Gosto sempre de vos visitar mas desta vez foi especial... Fiquei muito contente por ver que vocês são meninos e meninas sensíveis, sinceros e preocupados com os outros. Tenho a certeza que serão adultos tolerantes, solidários e respeitadores e que nunca se esquecerão que, apesar das nossas diferenças, somos todos iguais.

Joana Domingos disse...

Excelente tema de apresentação!!

Obrigado Carla!

Beijinho grande a todos