1.º Ciclo na Infancoop

1.º Ciclo na Infancoop

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Semana da Ciência

Na semana que decorreu entre 14 a 18 de novembro, comemorou-se a semana da ciência no 1.º ciclo da Infancoop. Assim sendo, os professores juntaram-se, decidiram que conteúdos abordar e as respetivas experiências a realizar. Todas as turmas iam fazer as mesmas experiências, mas em dias diferentes. Como é habitual, na nossa escola, os pais não ficaram de fora. Houve dois pais de alunos do primeiro ano que participaram. Com tudo planeado e agendado, no dia 14, logo pela manhã foram realizadas as primeiras experiências.
Os professores prepararam as seguintes experiências:
Flutua, não flutua;
Flores coloridas;
Cocktail líquido;
Candeeiro de lava.

O entusiasmo dos alunos foi contagiante. Formularam hipóteses, testaram-nas e tiraram as suas conclusões. Dia após dia a curiosidade despertava para saber o que iam fazer. Sem deixar escapar nenhum detalhe estavam atentos aos resultados. Com astúcia tiravam as suas conclusões.

Nas tardes de terça-feira (para os 1.º e 3.º anos) e quinta-feira (para os 2.º e 4.ºanos) a mãe da Constança Sousa (1.º ano), Margarida, demonstrou aos nossos alunos como se podem produzir tintas, com bonitas cores, a partir de alimentos, como por exemplo: beterraba, cenoura, couve roxa, pimento verde e vermelho, romã, agrião, couve e café. Os alunos tiveram a rara oportunidade de pintar com estas cores e reproduziram belos legumes e frutas. O alimento que a todos surpreendeu foi o choco, a tinta preta deste animal aquático teve um bonito efeito nos desenhos. O cheiro não é muito agradável, mas o resultado compensa!

Na quarta-feira o pai do Pedro, Rui, do 1.º ano, passou pelas quatro turmas com uma apresentação na área da física e da química que a todos agradou. Aos alunos do 1.º ano falou, mais especificamente, do sistema solar. Trouxe consigo revistas e livros com imagens que deixaram os alunos com vontade de viajar pelo espaço! Aos alunos do 2.º ano mostrou como explodem os vulcões! Nas turmas dos 3.º e 4.º anos falou de alguns fenómenos que a física e a química estudam, tais como a luz, o som, os átomos, as moléculas… os alunos mostraram-se sempre muito interessados e extremamente participativos.

A estes pais queremos deixar um especial agradecimento.

O balanço desta semana foi muito positivo, pelas experiências realizadas, pelas aprendizagens e pelo entusiasmo dos alunos, que até nos valeu o título de sermos os melhores professores! Antes desta semana tínhamos formulado a hipótese de que seria interessante, verificámos que mais que interessante, foi entusiasmante: Explorar a ciência é uma forma de conhecer o mundo e tudo o que nos rodeia.



Professores do 1.º ciclo

Sem comentários: