1.º Ciclo na Infancoop

1.º Ciclo na Infancoop

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A visita da escritora Isabel Sá Lopes



No dia 9 de novembro, a escritora Isabel Sá Lopes veio à nossa escola apresentar o seu livro “Liberdade/Freedom” e como adora poesia, também apresentou alguns dos seus poemas preferidos. Ficámos a saber que, para além de escritora também é poetisa.
Mas a sua profissão não é apenas escrever, Isabel Sá Lopes é professora de inglês e de português. Decidiu que queria ter esta profissão quando ainda em pequena teve as suas primeiras aulas de inglês, e assim foi!
Ela declamou um poema de que gostámos muito, era sobre futebol. Este poema surgiu a partir de um desafio que uma turma lhe propôs, porque tinha muitos alunos que jogavam num clube de futebol.
Ela também nos contou algumas histórias da sua vida, nomeadamente, de quando andava na escola. Isabel gostava tanto de ler que se levantava às seis da manhã. A esta hora todas as suas colegas ainda dormiam e ela ia, secretamente, fazer as suas leituras, apesar do frio que, por vezes, se fazia sentir. Até tinha alguns livros escondidos, que ninguém sabia que existiam. A escritora referiu que, quando conta esta história, ninguém acredita que uma menina de seis anos se levantava tão cedo, só para alimentar o seu gosto pela leitura.
Logo muito cedo a sua família passou-lhe o gosto pela leitura e poesia, com quatro anos, ainda muito pequena, aprendeu poesia, que declamava com graciosidade para os seus familiares e amigos.
Agora é Isabel que passa ao seu neto o gosto pela poesia, tanto que ele até já ganhou alguns prémios na escola pela sua escrita. Inclusivamente, este livro que aqui veio apresentar, é dedicado ao seu neto. A escritora contou-nos que o seu neto pensava que a poesia era muito aborrecida, mas rapidamente percebeu que afinal pode ser, interessante, bonita, divertida e muito emocionante.
Gostámos muito da história “Liberdade/Freedom”, que está escrito em duas línguas, português e inglês, é bilingue.
Foi importante conhecermos a escritora Isabel Sá Lopes por nos ter lido a sua história, que falava da liberdade que podemos ter.
Como Isabel fala da escrita e da leitura com um entusiasmo tal, nós que já gostávamos de poesia, ficámos a gostar ainda mais.
Queremos agradecer a sua visita à nossa escola e relembrar que as nossas portas estão sempre abertas para a receber.



Alunos do 1.º Ciclo

2 comentários:

Duarte Marques com a mãe e a madrinha. disse...

Eu gosto da história "Liberdade/Freedom" porque é muito interessante.

Bernardo Barros disse...

Achei muito interessante e muito divertido a visita da escritora Isabel Sá Lopes á nossa escola.

Bernardo Barros