1.º Ciclo na Infancoop

1.º Ciclo na Infancoop

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A águia e a chave mágica

Na altura de Natal ofereci uma lembrança a cada aluno, mas como o Natal é uma época para pensarmos uns nos outros e de partilha, resolvi oferecer também um presente que pudesse ser para todos. Encontrei a “Arca dos contos”, um instrumento pedagógico para escrever histórias. Achei perfeito para os nossos pequenos alunos. Hoje estreámos o nosso presente partilhado e foi com muito entusiasmo que surgiu esta bonita história, que agora vamos partilhar com todos. Esperemos que gostem!
Prof. Sónia Silva




Era uma vez uma fada que vivia numa gruta. Esta gruta era escura, mas muito brilhante, porque tinha muitos minerais. Lá dentro havia uma porta muito pequenina, onde estava guardado um livro que tinha toda a sabedoria do mundo.
A fada guardava no seu pescoço a chave para abrir aquela porta mágica.
Certo dia, a fada saiu para apanhar maçãs. Era um dia cheio de sol. Quando estava perto da árvore que tinha as maçãs mais vermelhas e mais doces, apareceu uma águia.
Ao ver a águia, a fada sentiu-se um pouco assustada, porque não estava habituada a ver águias tão perto de si. Ainda se sentiu mais pequenina, ao ver um animal tão majestoso.
A águia, que parecia muito simpática, disse bom dia à pequena fada.
A fada respondeu, acenando com a sua delicada mão.
Ao perceber que estava assustada a águia disse à fada:
- Não tenhas medo. Eu não te quero fazer mal.
- Não sei se posso confiar em ti – respondeu a fada.
- Podes confiar em mim – afirmou a águia. – Até gostava de te convidar para vires ao meu ninho.
-Está bem! Mas como hei-de ir até lá? – perguntou a pequena fada.
- Sobe para as minhas costas – sugeriu a águia.
Ao voar tão alto a fada sentiu uma imensa felicidade e também se sentiu livre.
Quando chegou ao ninho, a fada e a águia começaram a conversar.
A águia fez um feitiço, sem que a fada soubesse e, de repente ficou invisível. A fada sentiu-se sozinha e perdida sem a águia. Sem que a fada se apercebesse a águia roubou a chave mágica. De imediato foi a voar até à gruta. A águia queria o livro da sabedoria para poder saber tudo e assim governar o mundo. A fada ficou triste e aflita. Não podia deixar que a águia lhe roubasse o livro, então pediu ajuda às suas amigas fadas.
- Amigas fadas venham por favor! – gritou a fada do alto da montanha.
De seguida, surgiram fadas de todas as partes da floresta. Eram muitas, o céu ficou cheio de brilho e de muitas cores. Em conjunto foram todas para a gruta.
Quando chegaram à gruta, as fadas viram a águia a tentar abrir a porta mágica. Como não havia tempo a perder, organizaram-se e traçaram um plano. Algumas fadas atacaram a águia lançando feitiços que a deixavam mais fraca. Enquanto isso, as restantes fadas conseguiram tirar a chave do pescoço da águia. Finalmente, a chave estava nas mãos certas, protegida pela magia boa das fadas.
As fadas acharam que a águia estava do lado do mal, mas que isso não podia continuar. Elas tinham de fazer alguma coisa. Então resolveram usar a sabedoria do livro para que a águia se tornasse boa. Ao tornar-se boa, a águia percebeu que tinha feito uma grande maldade. Para mostrar respeito pelas fadas e para as compensar de todo o mal que tinha feito, resolveu pedir às fadas para ficar a guardar a gruta. Elas aceitaram e assim ficaram amigas.

Texto coletivo do 1.º ano

3 comentários:

Débora Barroqueiro disse...

Meus amores, muitos muitos muitos parabéns! Excelente história! Eu e a turma do 3.º ano aplaudimos a vossa história!!! Continuem!

Cristina Dias disse...

Parabéns pela linda história!!
A imaginação das crianças quando trabalhada a este nível produz resultados fabulosos. Parabéns a todos os alunos e obrigada Prof. Sónia pelo entusiasmo com que contagia todos os nossos meninos.
Cristina Dias (mãe do Pedro Afonso)

Anónimo disse...

EU GOSTEI MUITO DE ESCREVER ESTA HISTÓRIA. GOSTEI MESMO MUITO.

CATARINA - 1º ANO