1.º Ciclo na Infancoop

1.º Ciclo na Infancoop

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A história "A Floresta"

Durante este período letivo, trabalhámos, em sala de aula, a história "A Floresta", de Sophia de Mello Breyner Andresen. Gostámos tanto que decidimos fazer um resumo, em turma, para colocar no blog para que todos conheçam esta história que nos faz sonhar... No entanto, aconselhamos que leiam esta história maravilhosa.

Resumo da história "A Floresta"

Era uma vez uma menina que se chamava Isabel. Isabel tinha 11 anos, vivia numa quinta e tinha um grande desejo: encontrar um anão.
         Um dia, ela resolveu levar a sua casinha de bonecas para a floresta, na esperança que algum anão fosse para lá viver. E foi mesmo isso que aconteceu: na sua casinha apareceu um verdadeiro anão. No início, ele ficou muito assustado ao ver Isabel mas com o passar do tempo ficaram muito amigos.
         O anão tinha 300 anos e por isso era bastante sábio. Ele contou a sua história a Isabel. Ele estava ali sozinho sem a sua família porque tinha uma missão muito importante para cumprir: entregar um tesouro a uma pessoa que tivesse um bom coração. Esse tesouro foi roubado ao longo dos anos por uma quadrilha de terríveis ladrões que no fim das suas vidas se arrependeram de todo o mal que fizeram às pessoas inocentes. Assim, pediram a um frade para entregar aquele tesouro a quem realmente precisasse. O frade como já estava muito velho pediu aos seus amigos anões para cumprirem aquela promessa. No entanto, os anões resolveram viajar para as florestas do norte porque os homens estavam a cortar as árvores da sua floresta e a construir muros muito altos. E os anões assim não tinham onde viver. Teve de ficar um anão a guardar o tesouro: esse anão era o amigo de Isabel.
         Isabel resolveu ajudar o seu amigo anão a cumprir a sua promessa. Assim, chamou o seu professor de música que se chamava Cláudio para lhe entregar o tesouro uma vez que ele era uma pessoa muito bondosa que acreditava que a verdade e a beleza é que dão felicidade.
         Cláudio não aceitou o tesouro porque, para ele, o dinheiro poderia ser um grande veneno. No entanto, ele deu uma ideia: ajudar o Dr. Máximo.
         O Dr. Máximo era um cientista muito bondoso que dedicou toda a sua vida a descobrir uma maneira de transformar as pedras em ouro para distribuir pelos homens pobres. Era muito rico mas ficou pobre porque gastou as suas poupanças todas no seu laboratório.
         Então, para ajudar o Dr. Máximo, o anão, o Cláudio e Isabel transportaram o tesouro até ao laboratório. Assim, o Dr. Máximo quando foi ver o resultado da sua experiência teve uma grande surpresa: para ele, as pedras estavam transformadas em ouro e a sua experiência tinha sido um sucesso!
         Houve uma grande festa na cidade em sua honra e nessa festa, o Dr. Máximo distribuiu o ouro a todos os pobres. Estavam todos felizes menos os homens ricos e importantes da cidade que ficaram inimigos do cientista. Estes homens não queriam que o Dr. Máximo continuasse com as suas experiências porque assim o ouro já não valia nada e a sua fortuna ficava sem valor. No entanto, o Dr. Máximo não desistia das experiências porque segundo ele, os grandes cientistas nunca devem deixar de fazer as suas experiências.
         No dia seguinte à festa, aconteceu uma grande desgraça: alguém colocou fogo no laboratório e na biblioteca do cientista. O Dr. Máximo ficou triste porque ficou tudo destruído mas ao mesmo tempo aliviado porque assim já não tinha inimigos e podia viver em paz e sossego.
         Assim, a missão do anão chegou ao fim com a ajuda dos seus grandes amigos, Isabel e Cláudio.
E finalmente, depois desta grande aventura, o anão pôde ir ter com a sua família que estava nas florestas do norte. Os três amigos despediram-se com tristeza mas prometeram que nunca se iam esquecer uns dos outros.

Alunos do 3.º ano

3 comentários:

Anónimo disse...

Eu adorei escrever o resumo da história "A FLORESTA" foi fantástico e maravilhoso porque esta história fáz-nos sonhar.
Inês Tomé 2012\2\25

Lily disse...

Concordo Inês... Esta história é maravilhosa e realmente empenharam--se no resumo. Parabéns e continuam assim.

Anónimo disse...

Adorei a leitura da floresta!A minha professora leu muito bem!
Eu acho que estamos todos de parabens
sofia3ano