1.º Ciclo na Infancoop

1.º Ciclo na Infancoop

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Projeto Apresentações

Na nossa escola temos um projeto que se chama «Projeto Apresentações / Hora do Conto».
Com este projeto, os pais são convidados a preparar uma atividade em que os alunos possam participar.
Este ano, a nossa turma já recebeu alguns pais.
Na passada sexta-feira, tivemos na nossa sala, a mãe do nosso colega Duarte Marques que nos trouxe algumas atividades muito divertidas e da qual todos gostámos muito.
A primeira atividade que fizemos foi um desenho em que todos nós participámos. Cada um de nós tinha um marcador de cor diferente e a folha em que desenhávamos ia rodando por todos. No final os desenhos ficaram muito coloridos e engraçados. No entanto, achamos que podíamos ter sido mais criativos. Depois, fizemos um jogo que se chamava «A bola mágica». Neste jogo, estávamos todos em roda e uma bola ia passando por todos. Cada aluno, ao receber a bola tinha que imaginar que esta era algo diferente, conforme a sua imaginação (Ex: esta bola é fogo…).
Fizemos também um jogo com um dado das emoções. Este dado tinha em cada uma das suas
faces uma imagem com uma cara, essa cara transmitia-nos um sentimento ou emoção.
Ao recebê-lo, teríamos de imitar a expressão gravada nessa imagem e falar sobre ela.
Por último formámos pequenos grupos e cada grupo fez quatro poemas sobre: a amizade, a felicidade, a tristeza e a partilha.
Aproveitamos este texto para agradecer à mãe do Duarte Marques e também a todos os pais que
já participaram neste Projeto e nos proporcionaram atividades muito interessantes e giras.
No dia 14 de Outubro, tivemos a oportunidade de visitar a rádio «Mais Oeste», com esta visita conhecemos as instalações e o funcionamento de uma rádio. Nesse dia, participamos num programa em direto. Nunca nos vamos esquecer desta experiência diferente. Esta visita foi preparada pelo pai do Martim.
No dia 28 de outubro, a mãe do Francisco, fez-nos uma visita trazendo consigo uma apresentação em PowerPoint muito interessante sobre os idosos. Fez-nos pensar sobre
o tema e perceber a importância de ajudar e respeitar os mais velhos.
Em novembro, no dia 4, foi a vez da mãe do Guilherme. Ela, juntamente com o Guilherme e o seu irmão mais novo, o Rodrigo, apresentaram-nos um projeto sobre um país do continente Africano, o Quénia.
Escolheram este país pois a tia do Guilherme e do Rodrigo vive lá.
Para finalizarem a sua apresentação fizerem alguns truques de magia e no final de cada truque, revelavam o seu segredo.
Adorámos conhecer este país e também aprender a fazer aqueles truques de magia tão engraçados.
A mãe do Duarte Nuno, veio à nossa escola no dia 11 de novembro e fez um jogo connosco que se chamava “CSI-Caça Suprema à Imagem”.
O jogo consistia em encontrar as peças de um puzzle, que se encontravam escondidas pela escola. Cada equipa tinha consigo dinheiro que teria de gerir de forma correta, este dinheiro poderia ser usado para comprar pistas, mas tivemos de aprender a geri-lo para que não o gastássemos todo de uma vez. Com o jogo que a mãe do Duarte nos ensinou, podemos trabalhar em equipa e aprender a gerir o nosso dinheiro.
Na semana seguinte à mãe do Duarte, recebemos a mãe do Tomás que nos veio contar uma história relacionada com a época que se aproximava por esta altura, o Natal. Foi uma história criativa, divertida e engraçada da qual nós gostámos muito.
Ainda no mês de novembro, tivemos a presença da mãe da Inês que trouxe um PowerPoint sobre o que estávamos a trabalhar na disciplina de estudo do meio, os primeiros habitantes da península Ibérica.
Com esta apresentação aprendemos e revimos a matéria de estudo do meio de uma maneira agradável.
Seguidamente, no dia 20 de Janeiro, a mãe da Daniela também nos mostrou um PowerPoint, mas desta vez foi sobre Itália. A mãe da Daniela também nos trouxe alguns objetos deste país para que pudéssemos conhecer melhor a sua cultura. Todos gostámos desta apresentação porque estava bem feita e também porque nenhum de nós ainda tinha visto uma apresentação sobre este país.
MUITO OBRIGADO a todos os pais que nos proporcionaram experiências tão agradáveis e divertidas!!
Os alunos do 4.º ano

1 comentário:

Mónica Batista disse...

Obrigado a todos os pais que trazem tanto a esta escola!