1.º Ciclo na Infancoop

1.º Ciclo na Infancoop

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Novidades dos Malmequeres

Olá visitantes do blogue…
Tiveram saudades nossas e dos nossos trabalhos? Nós também já temos saudades de mostrar os nossos trabalhos, mas temos andado muito atarefados…
Durante este temo fizemos atividades muito divertidas e com as quais aprendemos muito… Ora vejam:
·         Dominó Humano: A professora Diana deu-nos uma folha que representava uma peça do dominó e nela tínhamos de representar os números até 10. Cada um de nós passou a ser uma peça de dominó e fomos para o campo jogar ao dominó humano. A professora Diana escolheu a primeira e, a partir daí fomo-nos juntando, peça a peça.
Com este jogo aprendemos a representar/quantificar os números e a organizar a informação no espaço da folha… o que não foi nada fácil.
 
 
 





·         Capas dos cadernos: Como a nossa escola é muito divertida e colorida, nós também quisemos tornar os nossos cadernos muito divertidos e coloridos. A capa do caderno de Português, surgiu a partir da história “O abraço perfeito”. Com a técnica da digitinta ilustrámos algumas personagens desta história e, depois fomos passar os espaços em branco com lápis de pastel.

Aprendemos a saber ouvir uma história para retira informação importante e desenvolver essa informação. Também aprendemos uma nova técnica de pintura e conhecemos um novo material, o lápis de pastel.


Para o caderno de matemática fizemos um padrão inspirado na história do Helmer. Helmer é um elefante que não tem cor de elefante pois o seu corpo tinha tantas cores que parecia um padrão. Cada um de nós escolheu um padrão e ficámos a saber que um padrão é uma amostra de imagens, números, letras… que se repete no espaço. Foi muito giro descobrir a matemática numa história.



Para o caderno de Tempo de Estudo Autónomo utilizámos a técnica da pintura soprada. Espalhámos cores na folha de papel e com a palhinha soprámos, originando trabalhos abstratos e muito coloridos.

O Tempo de Estudo Autónomo é um tempo onde nos escolhemos as atividades de acordo com as nossas capacidades/dificuldades e também nesta técnica, nós escolhemos a direção das tintas.
 


·         Chapéu-de-chuva: A chuva começou a cair e a professora Diana decidiu ler uma história que falava sobre uma menina que gostava de chuva, a Sara… muitas crianças acham que a chuva é chata mas, nós conseguimos descobrir que a chuva pode ser divertida…

Na história, Sara gostava muito de chuva porque ia sempre fazer bolos com a avó Estrela… e nós? Porque gostariam os Malmequeres da Chuva?

“Porque gosto de chapinhar nas poças.”

“Porque gosto de seguir as gotas de água na janela.”

“Porque gosto de molhar o cabelo com a chuva.”

Com todas as nossas ideias fomos construir um chapéu de chuva… Aprendemos a verbalizar as  nossas ideias/sentimentos e que, podemos ter várias opiniões acerca do mesmo assunto… às vezes depende só do contexto…





Esperamos que gostem dos nossos trabalhos… Foi muito importante aprender de uma forma divertida…

Beijinhos dos Malmequeres

2 comentários:

Joana D disse...

Olá malmequeres,

que lindos trabalhos têm feito!!

Continuem a trabalhar assim e a aprenderem cada vez mais!

Beijinho grande

Débora Barroqueiro disse...

Parabéns pelos vossos trabalhos! Um grande beijinho