1.º Ciclo na Infancoop

1.º Ciclo na Infancoop

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Os acontecimentos na sala dos Malmequeres


Olá amigos…. Temos novidades fresquinhas e muito deliciosas…

Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, a professora Diana lembrou-se de prepararmos uma receita saudável… Fomos fazer umas deliciosas espetadas de fruta para partilhar com os nossos colegas de escola.

Aprendemos a trabalhar em série, quase parecíamos uma fábrica em que cada um tinha a sua tarefa, que tinha de ser feita num curto espaço de tempo e trabalhámos um valor muito importante… a partilha!






Também temos andado a satisfazer as nossas curiosidades… Quisemos saber mais sobre o nosso corpo e, soubemos pela nossa professora que um grupo de alunos do 4.º ano estava a fazer um projeto sobre os ossos. Foi então que o Guilherme e o Gonçalo, em nome da nossa turma, elaboraram um convite aos alunos do 4.º ano, para nos virem apresentar esse projeto.

Rapidamente os nossos colegas aceitaram o desafio. Foi um momento muito importante… Aprendemos:

- Alguns nomes dos ossos;

- Que o estribo é o osso mais pequeno do nosso corpo e está situado no ouvido;

- Que o maior osso do nosso corpo é o fémur;

- Que os ossos servem para proteger alguns órgãos do nosso corpo e que dão forma ao nosso corpo;
Gostámos muito de vos receber e é sempre um prazer aprender na vossa companhia!




A nossa primeira visita no projeto “Apresentações” foi o pai do Gonçalo e da Margarida, o Pedro Sequeira.

Este projeto é um momento em que os pais e outros familiares podem vir à sala falar sobre a sua profissão, ler uma história, apresentar trabalhos em PowerPoint…

O pai do Gonçalo preparou, em casa, com a Margarida e o Gonçalo uma apresentação intitulada “As consolas e a família”. O objetivo foi mostrar à turma como a família pode passar bons momentos de volta das novas tecnologias e que, as novas tecnologias não servem para pôr as crianças sossegadas sem chatear os adultos.

Na família Sequeira, passam-se momentos super divertidos e educativos em torno das tecnologias, como jogar jogos onde se aprendem as cores, se trabalha a concentração, motricidade fina, trabalhar o corpo…

Percebemos também que o Gonçalo e a Margarida têm de respeitar importantes regras para poderem ter esta “liberdade das tecnologias”.

Depois da apresentação do Pedro, tivemos um momento de partilha de jogos e conhecimento sobre as novas tecnologias.







Obrigado pela tua visita!


No dia 31 de outubro, quando chegámos à sala, vimos a nossa sala toda enfeitada com símbolos do Halloween e até tínhamos uma vassoura de bruxa na sala.
 
 
Nós ficámos logo curiosos mas também um pouco assustados. Reparámos que havia uma carta da bruxa que dizia para vermos um filme que estava numa pen. Tínhamos também uns doces em cima de uma cadeira e, no filme, a bruxa perguntava quem tinha coragem de comer aqueles doces enfeitiçados…
 

 

Pensámos que podiam ter sido muitas pessoas a fazer aquela brincadeira… mas todas nos respondiam que não. Até pensámos que  a São tinha sido raptada pela bruxa mas, depois no intervalo a São apareceu.

Chegou o intervalo e nós ganhámos coragem para provar os waffles enfeitiçados e em vez de enfeitiçados estavam deliciosos… até parece que ficámos com mais vontade ainda em aprender… Se calhar era esse o feitiço!
 



Gostámos muito de saber que uma bruxa tinha ido à nossa sala, de comer os seus doces e, especialmente, de saber que esta tinha sido uma surpresa da nossa professora Diana para comemorar o Halloween.
 
 
 
Beijinhos misteriosos dos Malmequeres

3 comentários:

Joana Domingos disse...

Olá Malmequeres,

Muitas coisas têm feito e muito têm aprendido...

As vossas espetadas têm um ótimo aspeto... que grande equipa de cozinheiros!!

As apresentações também devem ter sido muito enriquecedoras e ensinado muito.


E já agora, que bruxa malandreca que tiveram na vossa sala... deve ter sido muito engraçado... e um bocadinho assustador ;)

Beijinho grande para vocês

Rafaela disse...

Huumm! Só falta fazerem espetadinhas para os pais também! Têm um ar apetitoso!

Anónimo disse...

Gostei muito de fazer essa atividade!!!
Maria Inês-1ºano