1.º Ciclo na Infancoop

1.º Ciclo na Infancoop

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O meu projeto...


No dia 25 de outubro de 2012, apresentei um projeto sobre os oceanos, que foi muito interessante. Tive a ideia de fazer este projeto porque deram-me no Mcdonalds um pequeno livro sobre este tema.

            Agora vou apresentar-vos algumas coisas que aprendi com este trabalho:

 
Os oceanos ocupam mais do que dois terços da superfície da Terra. Muitos animais marinhos vivem neste vasto universo aquático, a maioria escondidos debaixo das ondas.
           O oceano pode ser dividido em zonas de acordo com a sua profundidade. A água fica mais fria e escura à medida que se desce.
Os peixes podem ser estranhos e belos, alguns têm formas raras que os ajudam a esconder-se ou assustar os predadores. Mas todos têm guelras para respirar dentro de água.
O peixe-pedra muda de cor para parecer parte do fundo do mar. Os espinhos dorsais podem injetar veneno.
O peixe-dragão-de-antenas tem espinhas venenosas para se proteger dos predadores. 
Os tubarões são os caçadores do mar. Vivem nos oceanos desde há milhões de
anos. Têm um olfato apurado para rastrear a comida!
O tubarão-leopardo recebe este nome devido às manchas da sua pele. Uma excelente camuflagem para o fundo do mar onde procura a sua comida favorita, as amêijoas.
Os olhos afastados do tubarão-martelo, um em cada lado da cabeça,   ajudam-no a encontrar comida saborosa.
Os grandes tubarões brancos são carnívoros vorazes, mas raramente atacam pessoas.
As baleias-jubarte filtram a água do mar com as escovas que têm dentro da boca. Também utilizam estas escovas para agarrar os pequenos krill para comer. A baleia azul é o maior animal com vida do planeta. Mesmo os dinossauros maiores pesavam menos do que a baleia azul.
Os golfinhos vivem em grupo, são gregários.  Existem golfinhos em todos os oceanos, exceto nos mares gelados dos polos. Inteligentes e curiosos, os golfinhos são amigáveis e brincalhões. Como as baleias, são mamíferos, e podem nadar muito rápido.  
Os grupos de golfinhos organizam caçadas com a sua peculiar linguagem de estalidos e guinchos. Os golfinhos saltam fora de água para evitar os seus predadores. Noutras ocasiões, os machos saltam para impressionar as fêmeas.
Os polvos e as lulas são caçadores ágeis, possuem tentáculos longos para capturar as presas. Nadam a grande velocidade, através de um sistema de propulsão que lança jatos de água. Os polvos sentem e cheiram com os seus oito tentáculos. Cada tentáculo tem filas de ventosas, para agarrar as presas, como os caranguejos.
Muitas lulas podem produzir a sua própria luz, que utilizam para enviar sinais a outras lulas e atrair as presas.
Os recifes de coral crescem nos oceanos tropicais, onde a água é quente durante todo o ano. Estes recifes estão repletos de beleza e de criaturas bizarras.
Com os seus corpos esguios, os peixes-anjo-imperador podem andar pelas fendas dos corais.

 Gostei muito de fazer este projeto porque adoro estar sempre aprender! Espero também ter ensinado alguma coisa aos meus colegas!


 
Lily Vickers - 4.º ano

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei muito de aprender contigo,Lily!!!!

Madalena 4ºano