1.º Ciclo na Infancoop

1.º Ciclo na Infancoop

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Visita de Estudo a Lisboa

No dia 16 de novembro, os alunos do 3º e 4º anos fizeram uma visita de estudo ao MARL (Mercado Abastecedor da Região de Lisboa) e ao Pavilhão do Conhecimento. Quando chegámos, o 4º ano foi ouvir uma história sobre os alimentos. Depois fomos fazer salada de fruta, e cada um de nós teve direito a uma taça de salada de fruta para levar para casa.
De seguida fomos jogar o jogo dos sentidos e foi muito interessante.
No MARL há vários pavilhões, cada um tem uma cor, cada cor representa o tipo de produtos que tem o pavilhão. A cor verde guarda as frutas e legumes, a cor azul guarda o peixe, a cor vermelha guarda queijos, chouriços e vinho e a cor amarela guarda flores.
O MARL é enorme, tem o tamanho de 100 campos de futebol.
Com a visita ao MARL, ficámos a saber que existem muitos mais frutos e legumes do que nós conhecíamos.
Depois fomos almoçar ao Centro Comercial Vasco da Gama.
Da parte da tarde, fomos ao Pavilhão do Conhecimento, vimos robôs em forma de dinossauros com o tamanho real, eram gigantes!!! E vimos como é uma escavação dos arqueólogos, tinha muitas ferramentas. Vimos também um tronco com mais de 110 milhões de anos.
Fomos também ao “vê, faz e aprende”, e foi espetacular, porque pudemos fazer várias experiências e foi muito divertido.
Por fim, apanhámos o autocarro e regressámos às Caldas da Rainha.
Aprendemos muito com esta viagem.
Martim Silva Carrilho - 4.º ano
 

      No dia 16 de novembro, os alunos dos 3º e 4º anos foram visitar o MARL (mercado abastecedor da região de lisboa) e o pavilhão do conhecimento.
Quando lá chegámos, começámos por nos apresentar. Os nossos guias eram: o Pedro, a Marta e a Liliana. Começámos por ouvir a história “nunca na vida comerei tomate”. Depois fomos fazer uma salada de frutas com laranja, ananás, banana, maça, pera e kiwi. Fizemos o jogo dos sabores, isto foi tudo feito no pavilhão “ 5 ao dia”, e a salada era para levar para casa.
A seguir fomos a um pavilhão que era o nº 6 e guardava as frutas e os legumes. Sabem que o MARL está dividido por cores? Os verdes têm os legumes e as frutas, os pavilhões azuis guardam o peixe, os rosa guardam o queijo, os enchidos, os vinhos, etc, e os amarelos guardam as flores. Sabem que o MARL não vende carne? É verdade, não vende.
A nossa guia mostrou-nos que a carambola é da família da manga, é tropical, e se a cortarmos ao meio tem a forma de uma estrela. A anona também é da família da manga, é tropical, é verde por fora e por dentro é branca ou vermelha.
Lá vimos alguns frutos do outono, como a anona, a carambola, o diospiro, a feijoa, o marmelo, a ameixa, o chuchu, a romã, a tangerina, a uva, etc. a nossa guia disse que a uva faz bem à pele e também explicou que o MARL conseguia ter 100 campos de futebol lá dentro. Parece uma cidade com muitos alimentos, e também explicou que só à noite, é que os compradores vêm comprar para o dia seguinte. Explicou que o pavilhão cinzento era um frigorífico gigante.
Antes de irmos ao pavilhão do conhecimento fomos ao centro comercial "Vasco da Gama”, onde almoçámos.
Logo a seguir fomos para o pavilhão do conhecimento. A primeira coisa que vimos foram os esqueletos do triceratops e dum t-rex e as ferramentas dos paleontólogos. Os dinossauros viveram na terra à cerca de 200 milhões da anos. Vimos um tronco com 110 milhões de anos. Sabemos que o t-rex podia ser necrófago ou predador. Soubemos também que o t-rex poderia ter escamas ou penas e os saurornitholestes têm penas, o t-rex tem o olfato muito apurado.
O anquilossauros era herbívoro mas tinha um ar de mau. Vi uma pegada verdadeira de um sauronitholestes. Soube que dinossauro significa “lagarto gigante”. Soube também que os que voam são os peteraussauros.
A seguir fomos às experiências “ vê, faz e aprende”. Lá aprendi que um prego aguenta com 20 gramas do nosso corpo. Portanto, se fossem muitos pregos, como uma cama de pregos, irão aguentar com o nosso peso.
Também aprendi que para andar num carro de rodas quadradas é preciso andar numa estrada às ondinhas. Com uma pequena ajudinha aprendi que um balão de ar quente pequeno, precisa de 90 gaus de ar quente para levantar voo.
Vi uma experiência e aprendi que para sermos rápidos, temos de ser inteligentes e é claro que eu a experimentei. Vi outra das várias experiências e lá aprendi a ser ágil com 4 fios. Também aprendi que se ficarmos muito tempo a olhar para uma coisa a girar ficamos tontos ou hipnotizados.
Por último mas não menos importante andei de bicicleta em cima de um fio e aprendi que a bicicleta tinha 200 kg presos a ela por baixo, e por isso, ela abanava mas não caía. Se caísse caía numa rede e ninguém se magoava.
Eu adorei esta visita de estudo e gostava que fossem todas assim!

Lourenço Santo - 4.º ano

 

Sem comentários: