1.º Ciclo na Infancoop

1.º Ciclo na Infancoop

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

O ciclo do pão


Olá amigos visitantes!

No projeto “Apresentações” recebemos a visita da mãe do Carlos que é professora de História e veio-nos ler um livro que fala do Ciclo do Pão.
 
 
Conhecemos vários cereais: arroz, milho, centeio, aveia…
Falámos do percurso dos cereais desde a sua colheita até ao fabrico do pão. Antigamente, os cereais eram apanhados à mão mas, para ser mais rápido e porque havia mais população, houve a necessidade de máquinas industriais para apanhar os cereais.

Depois de apanhados os cereais, eram levados para ao moinho que com a sua mó, moía os cereais e os transformava em farinha. Também os moinhos deixaram de ser utilizados passando os cereais a serem transformados em farinha por máquinas industriais.

Depois de transformados em farinha, eram armazenados nos sacos e levados para as padarias.

Nas padarias, os padeiros amassam o pão e, como metem fermento, a massa cresce, graças ao processo de fermentação. Depois da massa estar leveda o padeiro tende o pão.

Este processo de amassar o pão, nas grandes indústrias, já não se faz à mão, faz-se com máquinas que levam muita massa.

Depois de termos aumentado o nosso conhecimento com a ajuda da mãe do Carlos, fomos dramatizar o Ciclo do Pão:

- Recolha dos cereais:
 

- Moer a farinha:


 
- Levar a farinha à padaria:



- Amassar e tender o pão:

- Vender o pão:





Porque esta atividade já estava a ser interessante, a nossa professora quis torna-la ainda mais interessante e a possibilidade de fazer pão com chouriço.

 
Foi uma atividade muito divertida porque fomos capazes de fazer tudo sozinhos sem nenhum padeiro nos ajudar.





Ao lanche, partilhámos o nosso pão com chouriço, com os alunos da Infancoop. Os nossos amigos disseram que o pão estava muito bom e agradeceram-nos.

3 comentários:

Unknown disse...

Tenho a certeza de que esta atividade foi muito interessante e super divertida para os nossos meninos, pois o Tiago explicou-me todo o processo de fazer pão com muito entusiasmo. Também tive a oportunidade e o privilégio de provar o pão com chouriço, estava delicioso.
Parabéns e beijinhos a todos
Marina Carrilho

Joana Domingos disse...

Eu também tive o prazer de provar o vosso pão, pois a "padeira" cá de casa trouxe um bocadinho para nós. E estava muito bom!!

Beijocas

Sofia 4ªano disse...

Adorei o pão que a turma do 1ªano fez!!!
Beijinhos grandes!!