1.º Ciclo na Infancoop

1.º Ciclo na Infancoop

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O que é ser bióloga marinha?


Neste dia descobrimos uma nova profissão: bióloga marinha.

A mãe do Gil trabalha com os animais marinhos, principalmente os peixes do rio. Ela retira os peixes dos rios poluídos e põe num tanque com todas as condições para que eles cresçam saudáveis e se reproduzam. Depois do rio estar tratado, ela volta a colocá-los no rio. Assim, o seu trabalho é impedir que os peixes sejam extintos.


Quando ouvimos esta palavra ficámos curiosos… Extintos? O que quereria dizer? Extintos vem da palavra “extinção” que quer dizer “desaparecer da espécie”.

A mãe do Gil estuda também o ADN dos peixes. Sabiam que o ADN dos peixes está nas células da barbatana? E aprendemos que assim como não existem duas impressões digitais iguais, também não existem dois ADN iguais.



Com um tema tão interessante como este, foram muitas as questões a colocar. Descobrimos que:

- Os tubarões confundem os surfistas com focas por estes terem os fatos pretos vestidos. Por isso é que acontecem os ataques;

- Os peixes não vão ao fundo porque tê uma bexiga-natatória que é como se fosse um balão dentro deles que faz com que eles não afundem.

- Os peixes respiram pelas guelras ou brânquias.  

Além de tudo isto, aprendemos uma grande mensagem… Sabiam que os óleos que os adultos deitam no esgoto vão, na maior parte dos casos, para os rios e os peixes acabam por morrer com as águas poluídas. Por isso, digam aos vossos pais para porem os óleos num recipiente e levarem para um “Óleão”.
 

 
Obrigada pela tua visita!

2 comentários:

Joana Domingos disse...

Tantas coisas novas e interessantes que estão a aprender!


Beijinhos

Carla, mãe do Gil disse...

Malmequeres, só hoje li o que escreveram e quero agradecer-vos muito! Adorei conversar convosco e perceber que são meninos e meninas muito curiosos e inteligentes. Tenho a certeza que quando forem adultos vão saber respeitar a Natureza e todos os seres vivos! um beijinho enorme para todos!